Smartphone e a postura – Será a causa da sua dor?

Cada vez mais a pessoa depende do telefone, é um mundo por explorar que está apenas dependente do simples toque no ecrã.

O que notamos é a má postura, que normalmente acompanha o uso do smartphone. Como osteopata, vejo um aumento circunstancial de pacientes com dor postural que está relacionada com as costas e dores de cabeça. Estas condições podem ser bastante debilitantes e muitas vezes diminuem substancialmente a produtividade no trabalho e na vida diária. Osteopatia normalmente ajuda nestes sintomas de forma bastante significativa e rápida, mas, se um paciente com dor postural não reformar seus maus hábitos, que o levaram a ter esses sintomas, em seguida, muito provavelmente, a dor vai voltar a reincidir mais cedo e de forma mais intensa.

O papel de um osteopata, neste caso é obviamente, os sintomas do paciente e a resolução por meio de terapia manual, mas uma grande componente da consulta deve ser dirigida para o conselho ergonômico e assim garantir que os fatores que trouxeram o paciente devido a esses sintomas sejam eliminados ou modificados tão rápido e eficazmente quanto possível.

Osteopata pode implementar estratégias no local de trabalho dos pacientes e melhorar sua postura, coisas como pausas regulares no posicionamento enquanto trabalha, alongamento e técnicas de auto-massagem. No entanto, uma componente que alguns terapeutas não valorizam, é a postura dos pacientes, enquanto se deslocam para o trabalho, especificamente como usar o telefone. Acho que esta é uma componente crucial no tratamento da dor postural, como o paciente pode ou não ter agravado / causado sua lesão antes mesmo de ter começado a trabalhar!

Conclusão

O uso crescente dos smartphones e a má postura que acompanha este aumento do uso, têm o potencial de colocar um stresse significativo no pescoço e ombros, levando à dor por alteração postural e à associação de dores de cabeça. Os utilizadores de smartphones podem adotar melhores posturas ao mesmo tempo usarem os dispositivos, sempre com o objetivo de reduzir a incidência sobre a coluna e desta forma aliviar a dor.